Dia 49 - Família no Porto

Sábado a gente saiu de Lisboa e fomos quase que direto pro Porto. Paramos só pra almoçar em Coimbra, e tava um calor tão forte que não demos nem uma voltinha.

Já tínhamos estado no Porto uma vez e o motivo do retorno foi basicamente o mesmo da primeira visita: reencontrar tia Cíntia, Rui, João e Lucas. Tia Cíntia é amiga de infância dos meus pais e está aqui em Portugal há 12 anos. Antes de irmos embora queríamos voltar a vê-los. E também voltar a ver o Porto, que é uma cidade linda e muito diferente de Lisboa. Entre seus habitantes, "tripeiros"  e "alfacinhas", há uma certa rixa, assim como acontece com cariocas e paulistas.

Taí a explicação pra palavra "alfacinhas" aparecer no subtítulo desse blog. Esse é o apelido dos lisboetas, cuja origem é meio nebulosa. Segundo alguns especialistas seria por causa dos árabes, que dominaram essa cidade entre os séculos VIII e XII e gostavam muito de alface, tendo plantado o tal vegetal em hortas por toda a cidade. Já o termo "tripeiros" vem do ocorrido durante a Guerra de Ceuta, quando os portuenses entregaram toda a carne para abastecer os expedicionários que partiriam para a conquista, ficando eles somente com as tripas para se alimentarem. Por isso, também a tradição culinária do norte.

Chegamos lá de tarde e eles nos levaram para andar pela foz do Rio Douro, que é o rio que banha a cidade. As pessoas estavam aproveitando as praias que existem por lá, apesar da água gelada do rio. Enquanto conversávamos, assistimos a mais um pôr do sol espetacular.

Depois partimos pro centro pra comer cachorrinhos! Eles já tinham nos apresentado essa delícia da outra vez e eu fui a viagem toda sonhando com eles. Enfrentamos uma boa fila desorganizada, mas valeu a pena. O lanche é basicamente feito de pão com linguiça, queijo e um molhinho apimentado, cortado em pedacinhos. A batata frita de lá também é sensacional: batata de verdade e cortada muito fininha. Nos empanturramos e demos boas risadas, como é certo de acontecer quando encontramos com essa família.